Feira da Praça da República: Dona Lourdes

Ainda lembro que a primeira referência que eu ouvi sobre a barraca de doces da Dona Lourdes foi "é a melhor torta de limão que eu já comi na vida". Com uma afirmação tão forte como essa, não demorou muito tempo para experimentar a tal torta, que é muito boa mesmo e não duvido que seja a melhor torta de limão do mundo. Tem um gosto bem forte de limão, mas não é muito azedo, também não é muito doce e tanto o creme quanto o bolo na base são firmes, no ponto certo - o que é muito impressionante, afinal os doces ficam expostos sem a ajuda de nenhum ar condicionado ou geladeira que seja. No máximo isopores e formas com blocões de gelo. Ainda assim, humilha muita doceria frescurenta.

O resto da feira, que eu nem ligo
Logo depois da primeira visita, lá estava eu, batendo cartão domingo sim domingo não. Reparem: eu vou nessa feira SÓ para comer esses doces! Acabei pegando amizade com a "tia do doce" e fico por lá quase 1 hora, comendo e colocando o papo em dia. O segredo não é apenas o dom culinário de acertar tudo que faz (sim, ela quem prepara tudo!), mas também a simpatia. Ela sabe como chamar e cativar clientes, com uma energia e alegria impressionantes.
Todo domingo, faça sol ou chuva, em pé e com 75 anos de muita experiência.


Um dos meus favoritos ainda é a torta de limão, quase ali com o merengue de morango. Novamente, cheio de sabor, com açúcar na medida para não enjoar e na consistência certa. Outras boas pedidas são o coquetel de pavê, onde é possível escolher 3 tipos de pavê pelo preço de 1; o strudel de maçã; o mil folhas e a novíssima torta de banana. Ou seja, quase tudo que ela faz! Acho muito desperdício quando maluquinho aparece e compra só um espetinho de morango com chocolate. Deve ser ótimo também, mas com tanta coisa melhor...


Sei que o certo é almoçar primeiro e depois partir para a sobremesa, mas neste caso sugiro que se inverta a ordem. Isso porque depois do meio dia a barraca enche e às vezes alguns doces terminam muito antes do final do dia. Isso quando não aparece uma doida as 11 da manhã e leva todo o merengue de morango para casa, AAAAAA!!!

Para terminar, novidade! Vídeo da tia do doce servindo o coquetel de pavê:


Ficha feliz:
  • Satisfação da gordinha: sempre sai muito feliz ^^
  • Preju: R$4,50 cada doce, mas me controlo para não gastar mais
  • Local: Praça da República, do lado da barraca de empanadas chilenas
  • Horários: Domingo, não sei quando começa, mas termina as 16:00

Comentários

  1. Os doces são realmente mto bons!!!! Maaaaas as empanadas são chilenas! Kkkk

    ResponderExcluir
  2. Vai escrever os textos de madrugada dá nisso hauehuahe. Passou reto por várias revisões x__X

    ResponderExcluir

Postar um comentário