Receita: Custard Pudding

Minha mais recente diversão é assistir os videos do canal Cooking with the dog. Por incrível que pareça não é pelo cachorro (que fica sentado do lado dormindo e levando susto) e muito menos pela narração engraçada: a tiazinha que faz as receitas é simplesmente foda. Até pão de queijo ela já fez e me pareceu que ficaram bons! Como meu noivo está virando um doceiro profissional, testamos a receita de Custard Pudding (ou pudim cremoso, como traduziram no site) e aprovamos muito!

Porção: 4 potinhos de 130ml cada
Nível de dificuldade: médio, a parte do caramelo pode ser perigosa. Boo!

Ingredientes: 
- Caramelo
  • 8 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de agua
  • 2 a 4 colheres de sopa de agua quente
- Pudim
  • 2 ovos
  • 250ml de leite
  • 10 colheres de sopa de açúcar
  • Manteiga sem sal para untar
Modo de Preparo: 
Eu recomendo que você veja o vídeo original abaixo. Se quiser pode ler a explicação estranha que eu tentei escrever também! 


Unte os potinhos (ou xícaras pequenas, que é o que tínhamos no dia) com manteiga. 
Em uma panela pequena, esquente o açúcar e a água para fazer a calda. Mexa um pouco a panela para que o açúcar não fique empelotado em um canto só. Depois que estiver marrom, jogue a água quente usando uma concha e mantenha sua cara longe porque vai esfumaçar muito! Jogue o caramelo nos potinhos. 

Bata os ovos, esquente um pouco o leite com o açúcar (pode ser no microondas, bem rapidinho) e então misture os dois. Coe a mistura e coloque-a nos potinhos também. Não se assuste com as duas partes se misturando, depois a poeira abaixa e eles se separam! 

Em uma panela (ou frigideira grande e alta), coloque água até que ela alcance a metade dos potinhos e uma toalhinha no fundo para que todos fiquem na mesma altura. Coloque os potinhos para tomar banho por 18 à 20 minutos. O truque aqui é não deixar a água ferver, o que não sei como é possível de se fazer em um fogo à gás. O nosso ferveu um pouco nos últimos minutos e ainda bem que isso não comprometeu o resultado!

Retire os potinhos, deixe-os esfriar um pouco e coloque na geladeira. Não sei ao certo quanto tempo é necessário porque deixamos de um dia para o outro, mas acho que não deve ser muito já que é pouco pudim. Para desenformar, corte um pouco as beiradas, dê uns tapinhas nas laterais e vire-os em um prato. 

O sabor é bem suave, não é muito doce e tem bem a cara dos doces asiáticos. É bom também quando não se tem uma panela de pudim e poucos ingredientes disponíveis em casa. Quer dizer, ele é bom de qualquer jeito!

Comentários