Pular para o conteúdo principal

Receita: Chá de Pobá

Era para ser divertido e gostoso... mas não foi bem assim. Estragamos muita coisa, arriscamos muito e no fim... eu nem gosto de pobá no chá porque aquelas bolinhas me dão nervoso, haha. Ainda acho mais fácil comprar pronto na Liberdade mesmo! 


Nível de dificuldade: médio, se a gente soubesse das instruções antes
Porção: com o que sobrou do que deu certo, 4 copos grandes 

Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de bolinhas de tapioca 
  • 2 xícaras (chá) de água 
  • 1/4 de xícara (chá de mel)
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • Leite, creme de leite ou leite condensado à gosto
  • Chá preto forte
  • Açúcar, mel ou frutose para adoçar

Modo de preparo simples:
Cozinhe as bolinhas de pobá e reserve. Enquanto isso aqueça a água e acrescente o mel e o açúcar mascavo. Deixe a mistura esfriar e jogue as bolinhas. Monte em um copo as bolinhas coadas, o chá, o leite, o gelo e adoce à gosto. 

Modo de preparo com dificuldades da vida: 
A únicas bolinhas que encontramos para vender na Liberdade eram branquinhas (na Casas Bueno, não estou ganhando nada para indicá-los!) e a moça que trabalha no Tea Station não aprovou porque elas são mais difíceis de cozinhar. As melhores são umas que são maiores e de tom marrom escuro. 

Pérolas do inferno
Na embalagem desta desgraça, estava escrito para colocar as bolinhas em água quente esperar 5 minutos. Além de provavelmente o número estar cortado, só colocar em água quente transformaram as pérolas de tapioca em uma massaroca tão medonha que nem tive coragem de tirar foto!

Na mesma hora corri pro laptop para encontrar um video no youtube explicando como se preparava as bolinhas do inferno, enquanto minha irmã ficou fazendo experimentos na cozinha e assim estragando mais bolinhas! 

Finalmente descobri que precisava deixar muita água ferver bem (na proporção de 1 xícara de pobá para 7 de água) e então colocar as bolinhas. Por incrível que pareça elas não se arrebentaram e ficaram dançando o tempo todo. Foda mesmo é que demorou 1 hora para que elas ficassem transparentes, que é o ponto certo deste tipo de bolinha (que no final nem tinha mais formato certo, cada uma era de um jeito). Tivemos até que repor a água no meio do caminho! 

Passando o perrengue prosseguimos com as instruções de preparo normalmente. Coincidentemente eu tinha o chá que aparece no video, o Prince os Wales Tea da Twinings. Eu tinha achado ele bem ruinzinho solo e faz muito sentido usá-lo aqui para anular os gostos estranhos que ele tem e ainda sobrar uma lembrança de chá no meio da mistura. Minha irmã estava aventureira (e realmente foi uma aventura) e acrescentou uma dose de café, que ficou bom também! 

O que aprendemos disso tudo é que não faremos mais o chá de pobá em casa se não encontrarmos as bolinhas de tapioca certas. Argh! 

Comentários

  1. Kkkk então esse é o segredo???? Comprei esses pobá na Casa Bueno e joguei fora pq estava desperdiçando tempo e água ( em época de crise)!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fomos hoje comprar essas bolinhas na casa bueno mas não achamos, quando voces compraram?

    ResponderExcluir
  3. Ah então vc tbm foi enganada pelas bolinhas da Casa Bueno, haha. Pior q das escuras eu ainda não achei em canto algum. Acho mais fácil comprar pronto mesmo xD (e eu continuo não curtindo pobá hauhea)

    ResponderExcluir
  4. Hmm já faz umas 3 semanas acho. Puxa, as coisas estão acabando muito rápido por lá! (primeiro foi o kit kat de matcha e agora o pobá, haha)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog, ri muito !! Tenta fazer com sagu, esses que compramos nos supermercados, dá super certo! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei as bolinhas certas em um mercadinho perto da lucky cat ^Ω^ espero ter ajudado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época deste post acho que o Lucky Cat nem existia, mas bom saber que agora há uma boa opção! Obrigada!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Brunella

Comprar bolo de aniversário na Brunella é um clássico na minha família. Fazíamos isso desde que existia uma unidade na Praça Panamericana (acho que ninguém que usa internet deve se lembrar disso) e também existia um doce de suspiro que era a coisa mais linda do mundo. Uma bolota de suspito, cheio de chantilly e morangos. Não sei de quem foi a ideia cretina de tirar esse doce do cardápio. O meu favorito da vida inteira é o rocambole. Uma massa fofinha, creminho bem feito, sem ser gordurento, chocolate meio amargo raspado por cima... todo certinho. Todo ano canto parabéns com esse. As outras opções que também aparecem em casa são o Floresta Negra (que só não curto porque não gosto de cereja, não me julguem) e o Saint Honoré (que não sei porque não gosto muito das carolinas, ainda não entendi isso muito bem). Os precinhos não são camaradas, mas acho que isso é algo generalizado entre bolos de festa feliz. É bom ligar e reservar alguns dias antes, principalmente o Saint H...

Morimoto

Eu nunca vi um episódio inteiro de Iron Chef mas meu marido viu, disse que o Morimoto era foda, então decidimos ir em um dos seus restaurantes que fica na Philadelphia para comemorar o nosso aniversário de casamento (oun!). A decoração é super modernosa, as luzes que destacam os bancos das mesas mudam de cor, o teto é de madeira mas curvo, e só de por o pézinho na recepção você já sabe que é um restaurante baseado em uma culinária tradicional mas que modernizou e se ocidentalizou um pouco para se adaptar ao meio que está. E isso é muito bom quando bem executado! Ao mesmo tempo, talvez por causa disso, não nos sentimos encorajados a tentar o menu Omakase deles: sushi é coisa sagrada, centenária e, principalmente, cara; se for pra torrar essa grana, que seja no lugar tradicionalzão que só faça sushi há pelo menos 3 gerações - sim, somos muquiranas mesmo xD. O que deixamos na mão do chef foi a seleção dos peixes pro prato de sushi e sashimi que pedimos, que dizia no card...

Andando e comendo pelo Shopping JK Iguatemi

Gordinha que é gordinha vê que abriu shopping novo na cidade e a primeira coisa que vai pesquisar é o que tem de bom para comer por lá! E no caso do JK Iguatemi as opções são realmente interessantes: Almanara, General Prime Burger (vai merecer um post separado!), Varanda (para quem já é ryco), Jardim di Napoli... Na minha primeira visita, passei por 3 lugares que, para mim, eram essenciais. O primeiro, no almoço, foi o Arabia Express (deu para perceber pelo nome que é a filial expressa do querido Arabia, ne?). Fui de combinado que custava R$31,60 e permitia escolher um prato principal e dois acompanhamentos; que no meu caso foram coalhada seca (sempre, amo muito e tal), kafta (que também amo demais) e arroz marroquino. A porção não era generosa, mas foi suficiente e achei um bom negócio porque a qualidade foi mantida. Só a coalhada deixou um pouquinho a desejar, mas eu curti do mesmo jeito! Meus amigos pediram michui de filé mignon (que seria algo como espeto misto, na b...