Receita: Matcha Creme Brulee

A chef do Cooking with the Dog faz tudo parecer tão fácil que dá vontade de testar muitas receitas dela. Por enquanto, a maioria é boa mesmo! Desta vez fiz um que ensaiei por muito tempo, primeiro porque não encontrava o ingrediente principal, depois porque fiquei com preguiça mesmo, hehe.
O bom é que a receita não rende muito, se errar o preju é menor!


Nível de dificuldade: médio, envolve fogo e forno
Porções: 4 potinhos muito pequenos, não dá para uma família

Ingredientes:
  • 100ml de creme de leite fresco
  • 800ml de leite
  • 1/2 colher (sopa) de Matcha (chá verde foda em pó)
  • 1 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 gemas
  • Açúcar para a casquinha
  • Tamanho sugerido para os ramekins: 7cm de diâmetro e/ou 70ml

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o leite, o creme de leite fresco e o pó de matcha (coado), o suficiente para dissolvê-lo, mexendo com um fouet. Enquanto isso, bata as gemas e o açúcar até formar um creme claro (no video a super chef bate no braço, eu fui fazer isso e quase perdi o meu). Junte as duas partes aos poucos, para não cozinhar os ovos, e devolva a mistura para a panela, aquecendo só um pouco sem deixar ferver. Coe e coloque nos potinhos (deve dar uns 4), que devem ser colocados no forno aquecido a 140ºC em banho maria por uns 25 minutos. A água do banho deve bater na metade dos potinhos. 

Retire-os do forno, deixe esfriar e coloque na geladeira. O meu estava bem molenga neste ponto, não tem problema porque ele fica mais firminho depois. A finalização correta era jogar o açúcar por cima e queimá-lo com um maçarico para formar a crostinha que quebra gostoso do brulee e não fiz isso por motivos de falta de verba para comprar o tal maçarico (vi no Submarino por R$140, jezuis!). 

Comer o creme puro é só para os mais fortes e que utilizam um matcha de qualidade (que não foi o meu caso, comprei um que já é para fins culinários e a cor não ficou tão amigável, haha). A melhor solução que encontrei foi servir com chantilly em cima. Na verdade ficou ótimo, completou o docinho que faltava sem ficar enjoativo e ainda manteve a textura no geral toda fofinha.

Comentários