Receita: Tentativa de cheesecake

Adoro cheesecake e em alguns lugares o preço por uma fatia é absurdo (no caso do Tea Connection é ridículo, eles reduziram a porção, que agora termina em duas bocadas, por R$12!). Dia desses estava vendo um programa de culinária e, vendo a pessoa com muita prática fazendo, achei que não seria tão horrível tentar fazer o meu próprio cheesecake. Que engano!

Não explodi a cozinha, mas ficou longe de um bom cheesecake.
Aliás tenho a impressão que tudo que faço fica com cara de alienígena...


Porção: ...um cheesecake?
Nível de dificuldade: médio, há duas etapas e chance de sair do ponto

Ingredientes: 
  • 1 quilo de ricota fresca
  • 1  xícara (chá) de açúcar 
  • 4 ovos grandes 
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha 
  • 1 colher (sopa) de licor Strega (ou Cointreau ou Triple sec)
  • Raspas de limão
O chá não faz parte da lista

Modo de preparo:
Aqueça seu forno a 200ºC.
Separe as claras e bata-as até alcançar o ponto de neve.


Bata a ricota, o açúcar, as gemas, as rapas de limão, a baunilha e o licor em velocidade média até que a massa fique macia. Acrescente as claras em neve em 3 partes e mexa com cuidado para não perder a maciez.
Despeje a massa em uma forma untada e nivele. Assim que colocar no forno, reduza a temperatura para 175ºC e deixe-a assando por uma hora à uma hora e dez minutos.
Neste ponto, a massa terá crescido nas beiradas e o meio ainda estará mexendo um pouco. Desligue e deixe a porta do forno um pouco aberta. Deixe-o esfriar completamente dentro do forno.
Coloque na geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

Onde aconteceu a cagada:

Para começar achei o preço da ricota muito caro e comprei só metade, assim faria só meia receita para testar porque já estava prevendo que não iria acertar! Também acho que a que comprei não estava tão fresca assim, ou não sei se o equivalente seria comprar o creme de ricota, porque a massa ficou empelotada do começo ao fim e, depois de pronta, ainda ficou bem porosa e seca sendo que deveria ter ficado mais alta e fofa.


Outro problema é que ninguém em casa bebe, então a coisa mais próxima de licor que tinha em casa foi a amarula, que no fim sumiu e não encontrei nem lembrança dela.

Por enquanto não vou tentar fazer o cheesecake de novo, é mais seguro comprar um pronto!  

Ingredientes e preparo da calda: 
  • 1 caixa de morango
  • 1 colher (sopa) de açúcar 
Levar em fogo baixo e mexer até atingir a consistência de geleia (deu tudo certo com essa parte porque mamãe quem fez, hehe)

A foto e a calda favorecem, não parece que deu tão errado xD

Comentários