Receita: Mini flan de queijo

Estou me sentindo muito dona de casa fazendo receita que apareceu no programa da Ana Maria Braga - e o melhor, que deu certo. Não é das mais saudáveis e não é todo mundo que curte queijo provolone, que é mais fortinho, mas recomendo como opção de mistura fácil e feliz.


Nível de dificuldade: médio porque envolve forno e tal
Porções: 6 potinhos


Ingredientes
  • 3 gemas (ou 4 se os ovos forem pequenos como os que usei)
  • 200 ml de creme de leite fresco (¾ xícara de chá cheia)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 100 g de queijo parmesão ralado (1 xícara de chá)
  • 100 g de queijo provolone ralado no ralo fino (1 xícara de chá)
  • 5 claras batidas em neve
Modo de preparo
Rale os queijos, pode ser no furinho maior e pode passar um pouco na quantidade porque queijo nunca é demais, hehe. Separe as gemas e misture-as, usando um fouet, com os queijos, o creme de leite fresco, a pimenta do reino e o sal (que precisa ser bem moderado, por causa do provolone que já é salgadinho). Bata as claras em ponto de neve e incorpore-as bem devagarinho, usando uma espátula, para não perder a foficeness. No meu caso eu bati um pouco com o fouet no final porque formou umas pelotas, que sumiram rápido.

Unte 6 potinhos com manteiga (pode ser desde os chiques ramekins até xícaras, a única regrá é que eles possam ir ao forno e sobreviverem. Na receita original recomendam que eles tenham 4 cm de diâmetro e de altura) e despeje a massa. Deixe o forno aquecido a 180ºC, coloque os potes para nadar em uma forma com água (aka banho maria) e para assar por mais ou menos 30 minutos. Use o bom e velho truque do palito de dente para checar se a massa está pronta. A receita também sugere desenformar, aqui em casa comemos nas xícaras mesmo, sem problema. 

Pena que eles murcham MUITO rápido, diante dos seus olhos. Quando eu tirei do forno (e tirei as fotos) eles estavam lindos; foi só arrumar as coisas para o almoço e eles já estavam totalmente retraídos! Mesmo assim estava muito bom, a casquinha por cima dá um tchananzinho e dentro é bem fofo, quase um suflê. Talvez na próxima eu coloque diminua mais a pitada de sal.


Comentários