Pular para o conteúdo principal

Receita: Mini flan de queijo

Estou me sentindo muito dona de casa fazendo receita que apareceu no programa da Ana Maria Braga - e o melhor, que deu certo. Não é das mais saudáveis e não é todo mundo que curte queijo provolone, que é mais fortinho, mas recomendo como opção de mistura fácil e feliz.


Nível de dificuldade: médio porque envolve forno e tal
Porções: 6 potinhos


Ingredientes
  • 3 gemas (ou 4 se os ovos forem pequenos como os que usei)
  • 200 ml de creme de leite fresco (¾ xícara de chá cheia)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 100 g de queijo parmesão ralado (1 xícara de chá)
  • 100 g de queijo provolone ralado no ralo fino (1 xícara de chá)
  • 5 claras batidas em neve
Modo de preparo
Rale os queijos, pode ser no furinho maior e pode passar um pouco na quantidade porque queijo nunca é demais, hehe. Separe as gemas e misture-as, usando um fouet, com os queijos, o creme de leite fresco, a pimenta do reino e o sal (que precisa ser bem moderado, por causa do provolone que já é salgadinho). Bata as claras em ponto de neve e incorpore-as bem devagarinho, usando uma espátula, para não perder a foficeness. No meu caso eu bati um pouco com o fouet no final porque formou umas pelotas, que sumiram rápido.

Unte 6 potinhos com manteiga (pode ser desde os chiques ramekins até xícaras, a única regrá é que eles possam ir ao forno e sobreviverem. Na receita original recomendam que eles tenham 4 cm de diâmetro e de altura) e despeje a massa. Deixe o forno aquecido a 180ºC, coloque os potes para nadar em uma forma com água (aka banho maria) e para assar por mais ou menos 30 minutos. Use o bom e velho truque do palito de dente para checar se a massa está pronta. A receita também sugere desenformar, aqui em casa comemos nas xícaras mesmo, sem problema. 

Pena que eles murcham MUITO rápido, diante dos seus olhos. Quando eu tirei do forno (e tirei as fotos) eles estavam lindos; foi só arrumar as coisas para o almoço e eles já estavam totalmente retraídos! Mesmo assim estava muito bom, a casquinha por cima dá um tchananzinho e dentro é bem fofo, quase um suflê. Talvez na próxima eu coloque diminua mais a pitada de sal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita: Chá de Pobá

Era para ser divertido e gostoso... mas não foi bem assim. Estragamos muita coisa, arriscamos muito e no fim... eu nem gosto de pobá no chá porque aquelas bolinhas me dão nervoso, haha. Ainda acho mais fácil comprar pronto na Liberdade mesmo! 

Nível de dificuldade: médio, se a gente soubesse das instruções antes Porção: com o que sobrou do que deu certo, 4 copos grandes 
Ingredientes: 1 xícara (chá) de bolinhas de tapioca 2 xícaras (chá) de água 1/4 de xícara (chá de mel)1 xícara (chá) de açúcar mascavoLeite, creme de leite ou leite condensado à gostoChá preto forteAçúcar, mel ou frutose para adoçar
Modo de preparo simples: Cozinhe as bolinhas de pobá e reserve. Enquanto isso aqueça a água e acrescente o mel e o açúcar mascavo. Deixe a mistura esfriar e jogue as bolinhas. Monte em um copo as bolinhas coadas, o chá, o leite, o gelo e adoce à gosto. 
Modo de preparo com dificuldades da vida:  A únicas bolinhas que encontramos para vender na Liberdade eram branquinhas (na Casas Bueno, não est…

Outback

Siiim! Finalmente um post sobre o lendário Outback, diretamente da minha unidade favorita! Wow, comecei o ano escrevendo muita coisa que estava devendo para minha consciência gordinha, que alegria!
Sei que o lugar dispensa apresentações: bacanudo, atendimento eficiente, comida boa e engordativa, filas insanas e a conta um pouco salgada. Mas acho que vale muito a pena reforçar tudo isso, além de expor algumas técnicas de sobrevivência que nunca caem de moda, aiquifodis.

A primeira delas é tentar chegar lá o mais cedo possível e com metade das pessoas que se sentarão com você presentes. Se algum destes itens faltar, é sentar e esperar, e muito. Em minha última visita, fui com a minha irmã e sobrinha um pouco depois que a casa abriu para o jantar em uma terça-feira, às 17:45. Às 18:30 resolvemos olhar um pouco a nossa volta e todas as mesas estavam ocupadas, é coisa de louco.


Começamos os trabalhos pedindo os clássicos Iced tea, servidos em caneconas estilosas (cujo modelo mudou desde o…

Receita própria: Banana com Neston

Parece bobo e realmente é: sabe o slogan do (ou da?) Neston que é algo a ver com existirem 1000 maneiras de prepará-lo? Quando eu era criança eu queria experimentar os 1000 jeitos e às vezes apelava para conseguir mais receitas diferentes: por exemplo, ter açúcar em uma e não ter geravam duas receitas, uhul!  Depois passei muito tempo sem querer ver uma lata de Neston na minha frente (sim, eu sei que agora não é mais lata mas *velhinha mode on* na minha época era *velhinha mode off*) porque eu tenho essa mania de gostar de algo e comer até enjoar. Há pouco tempo voltei a misturar esses floquinhos felizes em uma coisa ou outra, mas com moderação. 
Gostaria de dividir com vocês receitas mais legais mas cozinho tão bem quanto sei voar. Então é o que temos para hoje: Banana com Neston! \o/

Porção: 1 pratinho cheio para uma pessoa Nível de dificuldade: besta de tão fácil que é
Ingredientes: 1 banana (pode ser de qualquer tipo) 2 colheres de sobremesa de neston 1 colher de sobremesa de açúcar o…