Receita: Guacamole

Quem assiste os programas gringos de culinária na tv à cabo sabe o quanto se fala ou se ensina a fazer a guacamole, já que essa mistureba é bem popular nos Estados Unidos. A pressão foi tamanha que a minha mãe ficou super curiosa e anotou uma das receitas. Por incrível que pareça quem fez a gororoba deste post fui eu! \o/

Porção: dá pra variar, essa que eu fiz deu para 3 pessoas
Nível de dificuldade: super facinho e feliz, até para comer

Ingredientes:
  • Meio abacate 
  • Meio tomate
  • Quase metade de uma cebola roxa
  • Suco de 1/4 de limão
  • Pitadinha de sal
  • 3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro (opcional)
  • Pimenta tabasco até onde você aguentar (opcional)


Modo de preparo: 
Corte o abacate ao meio (com a faca, fazendo um contorno onde estaria o caroço), retire a polpa com uma colher e amasse usando um garfo (para ficar mais firme). Pique o tomate e a cebola bonititinho (tenha uma facad e qualidade, isso é muito importante). Coloque tudo em um potinho feliz, jogue o suco do limão, o sal e o creme de leite e mistura.


Sirva com doritos sem sabor, nachos originais, tortilhas, torradinhas ou alguma coisa do gênero que peça um molhinho para acompanhar (menos pão sírio, esse não ficou tão legal assim).


Para porções maiores é só multiplicar os ingredientes mais ou menos no olhômetro. Eu acho a cebola roxa muito forte, então não a coloquei na mesma quantidade do tomate. Usei o limão rosa, mas pode ser limão de qualquer outro tipo. O creme de leite é opcional porque deixa a mistura mais leve e esconde melhor o gosto do abacate, para o pessoal que acha estranho o gosto dele em uma mistura salgada.

Não gosto de pimenta, então não a misturei junto com os outros ingredientes. Aqui em casa quem curtia colocava o quanto quisesse na base (nacho, doritos ou afins) antes da guacamole.

A guacamole também é muito útil para quando o seu abacate madura antes do esperado e não pode esperar pelo fim de semana. É só mantê-lo esmagado com limão e então completar com os outros ingredientes quando puder. Assim ele vive um pouco mais e não escurece.

Comentários