Receita: gelatina de café

Vi esta receita, de novo, no excelente Cooking with the Dog e me pareceu realmente fácil - o suficiente para me sentir confiante para fazer! Deu certo, é bem simples e mesmo assim é uma boa sobremesa rápida e fresquinha, principalmente pra quem curte muito café. E ficou melhor que os que o Kidoairaku serve de cortesia. xD


Porção: 1 xícara de café dá gelatina para 2 pessoas
Nível de dificuldade: fácil


Ingredientes: 
  • 1 xícara (250ml) de café - ou 20g de grãos torrados se você for fino
  • 3 colheres (sopa) de açúcar 
  • 5g de gelatina sem sabor 
  • Chantilly, leite ou leite condensado e chocolate em pó para acompanhar

Modo de Preparo
Faça o café do modo que preferir. Dissolva a gelatina e, junto com o açúcar, misture-a no café. Despeje em uma forma rasa para facilitar o corte em cubinhos e retire a espuma com uma colher ou espátula (para ficar bem lisinho). Deixe na geladeira por um tempo, corte e sirva com leite condensado (ou outras coisas legais que dão mais trabalho como chantilly).


Possíveis erros de percurso
Como mostrava no video, eu joguei a gelatina sem sabor direto no café (que já estava frio) e ela não dissolveu! Depois de um tempo esquentando no microondas e mexendo com o fouet deu certo, mesmo não tendo sumido com todas as pelotinhas (que foram retiradas). Também fiz mais que a quantidade sugerida (na verdade peguei o café que sobrou e ajustei as outras medidas) e faltou açúcar. Sorte que o leite condensado deu uma ótima compensada nisso!

Comentários