Pular para o conteúdo principal

Receita: gelatina de café

Vi esta receita, de novo, no excelente Cooking with the Dog e me pareceu realmente fácil - o suficiente para me sentir confiante para fazer! Deu certo, é bem simples e mesmo assim é uma boa sobremesa rápida e fresquinha, principalmente pra quem curte muito café. E ficou melhor que os que o Kidoairaku serve de cortesia. xD


Porção: 1 xícara de café dá gelatina para 2 pessoas
Nível de dificuldade: fácil


Ingredientes: 
  • 1 xícara (250ml) de café - ou 20g de grãos torrados se você for fino
  • 3 colheres (sopa) de açúcar 
  • 5g de gelatina sem sabor 
  • Chantilly, leite ou leite condensado e chocolate em pó para acompanhar

Modo de Preparo
Faça o café do modo que preferir. Dissolva a gelatina e, junto com o açúcar, misture-a no café. Despeje em uma forma rasa para facilitar o corte em cubinhos e retire a espuma com uma colher ou espátula (para ficar bem lisinho). Deixe na geladeira por um tempo, corte e sirva com leite condensado (ou outras coisas legais que dão mais trabalho como chantilly).


Possíveis erros de percurso
Como mostrava no video, eu joguei a gelatina sem sabor direto no café (que já estava frio) e ela não dissolveu! Depois de um tempo esquentando no microondas e mexendo com o fouet deu certo, mesmo não tendo sumido com todas as pelotinhas (que foram retiradas). Também fiz mais que a quantidade sugerida (na verdade peguei o café que sobrou e ajustei as outras medidas) e faltou açúcar. Sorte que o leite condensado deu uma ótima compensada nisso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita: Chá de Pobá

Era para ser divertido e gostoso... mas não foi bem assim. Estragamos muita coisa, arriscamos muito e no fim... eu nem gosto de pobá no chá porque aquelas bolinhas me dão nervoso, haha. Ainda acho mais fácil comprar pronto na Liberdade mesmo! 

Nível de dificuldade: médio, se a gente soubesse das instruções antes Porção: com o que sobrou do que deu certo, 4 copos grandes 
Ingredientes: 1 xícara (chá) de bolinhas de tapioca 2 xícaras (chá) de água 1/4 de xícara (chá de mel)1 xícara (chá) de açúcar mascavoLeite, creme de leite ou leite condensado à gostoChá preto forteAçúcar, mel ou frutose para adoçar
Modo de preparo simples: Cozinhe as bolinhas de pobá e reserve. Enquanto isso aqueça a água e acrescente o mel e o açúcar mascavo. Deixe a mistura esfriar e jogue as bolinhas. Monte em um copo as bolinhas coadas, o chá, o leite, o gelo e adoce à gosto. 
Modo de preparo com dificuldades da vida:  A únicas bolinhas que encontramos para vender na Liberdade eram branquinhas (na Casas Bueno, não est…

Outback

Siiim! Finalmente um post sobre o lendário Outback, diretamente da minha unidade favorita! Wow, comecei o ano escrevendo muita coisa que estava devendo para minha consciência gordinha, que alegria!
Sei que o lugar dispensa apresentações: bacanudo, atendimento eficiente, comida boa e engordativa, filas insanas e a conta um pouco salgada. Mas acho que vale muito a pena reforçar tudo isso, além de expor algumas técnicas de sobrevivência que nunca caem de moda, aiquifodis.

A primeira delas é tentar chegar lá o mais cedo possível e com metade das pessoas que se sentarão com você presentes. Se algum destes itens faltar, é sentar e esperar, e muito. Em minha última visita, fui com a minha irmã e sobrinha um pouco depois que a casa abriu para o jantar em uma terça-feira, às 17:45. Às 18:30 resolvemos olhar um pouco a nossa volta e todas as mesas estavam ocupadas, é coisa de louco.


Começamos os trabalhos pedindo os clássicos Iced tea, servidos em caneconas estilosas (cujo modelo mudou desde o…

Surah

Pelo mesmo amigo que nos levou ao Miss Korea, conhecemos o Surah, que também é um lugar de churrasco coreano só que desta vez mais perto de casa e com um esquema muito mais em conta: 30 dólares por pessoa e podendo comer tudo à vontade - inclusive dá para ser o maluquinho dos frutos do mar e se entupir só de camarão, coisa que não faço porque tenho preguiça de tirar a casca de todos e vamos combinar que uma carne fritinha é muito mais interessante, hehe.


O ambiente é todo coreano, inclusive as músicas, e foi muito bom ter novamente alguém que sabia o que pedir e ainda pedir no idioma original, haha. Há muitas mesas, muita conversa e mesmo assim os funcionários se desdobravam para atender todos. O difícil deste tipo de lugar é que eles precisam ficar de olho nas carnes das grelhas de todas as mesas, se estão boas, se precisam ser repostas, cortadas, etc. A gente não se importava de cuidar da nossa própria carne e mesmo assim sempre alguém aparecia para cuidar da nossa grelha.


Além das…