Pular para o conteúdo principal

Bolo Chocolate - quase da Le pain quotidien

Vi essa receita no Aventuras Gastronômicas, que na verdade a viu no livro de receitas do Le Pain Quotidien. O resultado do meu ficou um pouco diferente mas mesmo assim o sabor é incrível! O bolo ficou fofo, leve e com um sabor de chocolate muito bom. Já comi com sorvete de creme (logo depois que ele é retirado do forno, ainda quente e com a casquinha de cima crocante) e com geleia caseira de morango e mirtilos; recomendo ambos (inclusive ao mesmo tempo, hehe).

Ow coisa linda!

Porção: 1 bolo normal
Nível de dificuldade: médio, a etapa mais difícil é derreter o chocolate sem molhar o fogão todo

Ingredientes
  • 200 g de chocolate amargo
  • 200 g de manteiga sem sal (ou uma barra)
  • 300 g de açúcar (ou 1 e 2/3 xícaras de chá)
  • 6 ovos 
  • 100 g de farinha de trigo (ou 2/3 de xícara de chá)
Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho maria e depois adicione a manteiga (facilita muito porque provavelmente ela estará em forma de bloco inquebrável). Já usei da Nestlé e da Hershey's e, apesar do sabor dos dois serem bem diferentes, depois que o bolo fica pronto o resultado é o mesmo. 

Bata os ovos inteiros e o açúcar até formar um creme claro, volumoso e com muito ar dentro. Como a receita não vai fermento, é essa etapa que vai definir o tamanho dele. Depois acrescente o chocolate e a farinha, eu fiz esta etapa na mão com uma espátula para manter o volume, se mexer muito ele vai murchar consideravelmente. Por outro lado, se mexer menos o chocolate não vai misturar direito porque ele vai direto pro fundo da bacia quando cai!

Deixe seu forno aquecido a 180ºC. Unte uma forma, despeje a massa e coloque-o para assar por aproximadamente meia hora. Sei que é chato dizer isso, mas depende do forno, principalmente se for elétrico ou a gás, então o jeito é ficar checando como a criança se desenvolve. Este aqui vai formar uma casquinha mais clara e meio solta por cima do bolo e como não vai muita farinha não demora muito para assar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Receita: Chá de Pobá

Era para ser divertido e gostoso... mas não foi bem assim. Estragamos muita coisa, arriscamos muito e no fim... eu nem gosto de pobá no chá porque aquelas bolinhas me dão nervoso, haha. Ainda acho mais fácil comprar pronto na Liberdade mesmo! 

Nível de dificuldade: médio, se a gente soubesse das instruções antes Porção: com o que sobrou do que deu certo, 4 copos grandes 
Ingredientes: 1 xícara (chá) de bolinhas de tapioca 2 xícaras (chá) de água 1/4 de xícara (chá de mel)1 xícara (chá) de açúcar mascavoLeite, creme de leite ou leite condensado à gostoChá preto forteAçúcar, mel ou frutose para adoçar
Modo de preparo simples: Cozinhe as bolinhas de pobá e reserve. Enquanto isso aqueça a água e acrescente o mel e o açúcar mascavo. Deixe a mistura esfriar e jogue as bolinhas. Monte em um copo as bolinhas coadas, o chá, o leite, o gelo e adoce à gosto. 
Modo de preparo com dificuldades da vida:  A únicas bolinhas que encontramos para vender na Liberdade eram branquinhas (na Casas Bueno, não est…

Outback

Siiim! Finalmente um post sobre o lendário Outback, diretamente da minha unidade favorita! Wow, comecei o ano escrevendo muita coisa que estava devendo para minha consciência gordinha, que alegria!
Sei que o lugar dispensa apresentações: bacanudo, atendimento eficiente, comida boa e engordativa, filas insanas e a conta um pouco salgada. Mas acho que vale muito a pena reforçar tudo isso, além de expor algumas técnicas de sobrevivência que nunca caem de moda, aiquifodis.

A primeira delas é tentar chegar lá o mais cedo possível e com metade das pessoas que se sentarão com você presentes. Se algum destes itens faltar, é sentar e esperar, e muito. Em minha última visita, fui com a minha irmã e sobrinha um pouco depois que a casa abriu para o jantar em uma terça-feira, às 17:45. Às 18:30 resolvemos olhar um pouco a nossa volta e todas as mesas estavam ocupadas, é coisa de louco.


Começamos os trabalhos pedindo os clássicos Iced tea, servidos em caneconas estilosas (cujo modelo mudou desde o…

Surah

Pelo mesmo amigo que nos levou ao Miss Korea, conhecemos o Surah, que também é um lugar de churrasco coreano só que desta vez mais perto de casa e com um esquema muito mais em conta: 30 dólares por pessoa e podendo comer tudo à vontade - inclusive dá para ser o maluquinho dos frutos do mar e se entupir só de camarão, coisa que não faço porque tenho preguiça de tirar a casca de todos e vamos combinar que uma carne fritinha é muito mais interessante, hehe.


O ambiente é todo coreano, inclusive as músicas, e foi muito bom ter novamente alguém que sabia o que pedir e ainda pedir no idioma original, haha. Há muitas mesas, muita conversa e mesmo assim os funcionários se desdobravam para atender todos. O difícil deste tipo de lugar é que eles precisam ficar de olho nas carnes das grelhas de todas as mesas, se estão boas, se precisam ser repostas, cortadas, etc. A gente não se importava de cuidar da nossa própria carne e mesmo assim sempre alguém aparecia para cuidar da nossa grelha.


Além das…